Se você quer ter uma festa sensacional, é bom que saiba que isso tem uma relação direta com o buffet que vai fechar. Afinal, é praticamente impossível fazer com que seus convidados estejam felizes sem comida gostosa na mesa. Por isso, o buffet de casamento é tão importante.
O Jardins Independência, espaço para casamentos e eventos em Niterói, montou uma lista de dicas do que ter em mente na hora de contratar o buffet.
Orçamento em primeiro lugar
O primeiro passo para a organização de uma festa é a definição do orçamento. A partir dele é que as demais decisões serão tomadas. Quando se sabe quanto se pode gastar, passa-se para o próximo passo, que é encontrar os fornecedores mais adequados para o evento e garantir a saúde financeira após a festa. Portanto, seja honesto a respeito de quanto podem gastar.
Outra dica é ser realista. Para acertar na escolha do buffet, é importante ter em mente que este item corresponde a uma das maiores despesas. O ideal é fazer uma pesquisa cuidadosa para ter ideia da média dos preços praticados em sua cidade e selecionar os fornecedores capazes de oferecer serviços que caibam no seu bolso.
Tenha os convidados em mente
Um detalhe importantíssimo. Quem irá participar dessa celebração? Responder esta pergunta com sinceridade é fundamental para chegar a uma lista de convidados com a qual se sintam plenamente satisfeitos. Não se preocupem se surgirem divergências na hora de definir quem vai ou não ser convidado. A lista dos convidados é um dos itens mais delicados da organização do casamento.
Também é importante traçar o perfil dessas pessoas para deixar a organização mais prática: nomes completos, idades, endereços, restrições alimentares, e qualquer outra informação que vá impactar no planejamento da festa.
Uma lista de convidados bem elaborada ajuda a se manter dentro do orçamento e também ao buffet, para calcular a quantidade necessária de comes e bebes. Então, quando enviar os convites, não se esqueça de pedir para que todos confirmem presença em tempo hábil. Um bom serviço de RSVP ajuda a centralizar e organizar essas informações.
Analise o local da festa
Você já deve saber que existem diversos tipos de serviços de buffet para diferentes tipos de festa – o franco-americano e o menu degustação são os mais conhecidos, para casamentos, por exemplo. Para escolher, é preciso que o tipo de festa seja bem definido. Lembre-se de que nada deve destoar da proposta do evento.
Outro aspecto que precisa ser considerado é o local. Isso porque talvez não tenha a infraestrutura necessária para certos modelos de buffet. As exigências mínimas para qualquer tipo de serviço são um espaço razoável no salão e uma cozinha equipada. E muitas vezes, o próprio local já oferece uma opção de buffet.
Pesquise as avaliações anteriores
Já tem uma lista de fornecedores? Antes de entrar em contato para marcar degustações, tente saber mais sobre o trabalho de cada um deles.
Acesse sites, procure por uma aba de serviços e veja o que têm a oferecer. Às vezes, a empresa que atendeu o casamento clássico da sua amiga não tem a experiência necessária para o mini wedding com o qual você sonha, portanto, é preciso sempre avaliar os fornecedores de acordo com aquilo que está sendo planejado para o grande dia.
Aproveite que a internet é uma fonte praticamente inesgotável de informações e cheque a reputação dos fornecedores. Avaliações no Facebook e em sites como Reclame Aqui costumam dar pistas sobre o que pode ter que enfrentar ao escolher uma empresa. Entenda quais são os problemas mais comuns apresentados pelos clientes e as medidas que esses fornecedores tomaram para contorná-los.
Faça degustações
Com uma pesquisa cuidadosa, sua lista de fornecedores tende a diminuir e ficar ainda melhor. A partir daí, chegou a hora de consultar a disponibilidade de datas e agendar degustações.
Experimente os pratos oferecidos com calma, observe a qualidade, tire todas as dúvidas e observe o trabalho dos garçons. Assim, terá uma ideia de como seus convidados serão atendidos no grande dia.
Um ponto importante é que, por mais que os profissionais envolvidos se esforcem, atender um pequeno grupo de pessoas em uma degustação é muito diferente de servir dezenas de convidados. Então, se quiser saber como um buffet para festas realmente trabalha, questione a possibilidade de acompanhar um evento. Pode acontecer de no dia da festa o coquetel não ser servido quentinho, alimentos podem estar gordurosos ou murchos.
Capriche na elaboração do cardápio
A comida é um dos pontos altos de qualquer festa, por isso, o cardápio precisa ser elaborado com muito cuidado. Para conquistar seus convidados pelo estômago, escolha pratos populares de acordo com aspectos como o estilo, a época do ano e o horário da festa.
Um casamento noturno, em uma chácara durante o inverno, não pode dispensar massas e carne vermelha. Por outro lado, uma festa no verão, à beira-mar, pode oferecer opções mais leves e refrescantes. Por mais que o buffet indique cardápios prontos, você deve ter total autonomia para fazer escolhas conforme sua preferência.
Outro ponto é incluir opções para pessoas com restrições alimentares. Se preparou sua lista de convidados com atenção e cuidado, já sabe que ter esse tipo de informação é fundamental. Portanto, negocie com o buffet para servir opções para celíacos, intolerantes à lactose e veganos no dia da festa.
Contrate o serviço de buffet para casamento com antecedência
A dica é contratar o buffet com algum tempo de antecedência. Assim, é possível garantir que as melhores empresas da cidade estarão disponíveis na data escolhida para o evento.
Vários profissionais recomendam que a contratação aconteça de seis meses a um ano antes da festa. Porém, ainda é possível fechar um acordo faltando menos que isso. É possível encontrar serviços de qualidade em até poucas semanas do casamento, desde que a flexibilidade não seja um problema para os noivos.
A vantagem de contratar com antecedência não está somente na escolha do buffet, mas na facilidade de pagamento. O serviço de alimentação de uma festa é um dos três mais caros, por isso quanto mais tempo você tiver para pagar, melhor.
Avalie o contrato com atenção
O contrato é a garantia de que o fornecedor cumprirá com as obrigações que negociaram, desde aquele item exclusivo até a forma de pagamento.
Um bom contrato deve especificar detalhadamente todos os serviços que serão prestados, prazos de entrega e a compensação que uma parte deverá à outra, caso não seja capaz de cumprir o que foi acordado. Certifique-se de que aspectos como método de fornecimento das bebidas, mesas, talheres, copos e a quantidade necessária de garçons foram devidamente discriminados.
O Jardins Independência, espaço para casamentos e eventos em Niterói, no Rio de Janeiro, é o local certo para o seu casamento. Acesse o site.
Deixe um comentário