Verba limitada não é motivo para deixar de festejar, a menos que não seja possível mesmo ou caso a família não faça questão de comemorar. O mais importante na celebração é o amor envolvido em cada detalhe e isso não depende de dinheiro.
Nem que seja só um bolinho, dá para fazer um bolinho charmoso, uma festa acolhedora e muito afetiva. Isso vale tanto para as mães festeiras, que colocam a mão na massa e fazem tudo por conta própria, quanto para os profissionais de eventos que se deparam diariamente como o limite nos orçamentos.
Acompanhe essa publicação do Jardins Independência, espaço para casamentos e eventos em Niterói, para saber como festejar gastando pouco.
Se atenha ao orçamento
Se há um orçamento definido, procure respeitá-lo. Não se distancie da programação financeira e faça o possível para não exceder os gastos. Use o próprio orçamento para fazer o planejamento da festa. Caso surja algum imprevisto ou algo novo que você queira acrescentar, a melhor maneira de não estourar o limite é fazer substituições.
Vale lembrar que para isso é importante ter o orçamento bem definido antes. Liste todo o necessário para fazer a festa e veja o que realmente é indispensável e o que pode ser substituído ou deixado de lado, caso necessário.
Use ferramentas para se organizar
Definitivamente ninguém consegue ficar dentro do orçamento se não se organizar previamente. Para ajudar na hora de organizar a festa sem sair da linha, use ferramentas como agenda, checklist de tarefas, aplicativos gerenciadores, calculadora, planilhas, etc.
Faça uma festa adequada ao orçamento
A regra de ouro é adequação. O porte da festa deve acompanhar o orçamento. Se a verba é mínima, a matemática é simples: diminua a celebração. Diminua a quantidade de convidados, a decoração, escolha um buffet mais simples e o que precisar.
Saiba comprar e não tenha medo de pesquisar preço
Um dos princípios mais importantes para economizar na festa e se manter dentro do orçamento é saber comprar. Faça uma lista de compras, pesquise e compare preços, negocie descontos, anote as despesas. Mantenha os comprovantes. É indispensável calcular o que você vai precisar de acordo com o número de convidados.
Outra atitude fundamental é tomar cuidado com os parcelamentos no cartão. A festa pode durar só algumas horas, mas as dívidas podem durar meses se não forem feitas com cuidado.
O Jardins Independência, espaço para casamentos e eventos em Niterói, no Rio de Janeiro, é o local certo para o seu casamento.
Deixe um comentário